sexta-feira, 9 de abril de 2010

Go Vegan!


  

O que é Vegetarianismo e como entrar nessa sem deixar os pratos clássicos de carne de lado!


Vegetarianismo é uma dieta alimentar baseada somente em alimentos que não contenham carne e/ou gordura animal. Usualmente, quando uma pessoa se denomina vegetariana, enquadra-se nos ovo-lacto vegetarianos, que, apesar de não comerem carne, consomem ovos, leite e derivados. Há ainda os adeptos do veganismo, dieta vegetariana ainda mais rigorosa, onde não são consumidos quaisquer alimentos de origem animal, ou seja, nada de carne, gordura, leite, ovos ou mel. Os motivos que levam uma pessoa a tornar-se vegetariana podem ser quatro, de maneira geral:Seguimento de uma dieta mais saudável (ainda que uma dieta não seja necessariamente mais saudável, só por ser vegetariana. Ver Nutrição) Não colaborar directa nem indirectamente com a morte de animais para fins alimentares. Utilizar menos recursos naturais para a obtenção de alimentos. Há ainda pessoas que são vegetarianas por razões religiosas, como por exemplo alguns adventistas do sétimo dia, alguns budistas e os hindus. Outras que o são por razões filosóficas, como por exemplo os Rosacrucianos da Fraternidade Rosacruz (Max Heindel).
Tipos de vegetarianismo:




- Ovolactovegetarianismo

Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.




- Lactovegetarianismo

Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.




- Ovovegetarianismo

Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.




- Vegetarianismo estrito

Também chamado de vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta composta unicamente por alimentos de origem vegetal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.
Essa forma de dieta é frequentemente confundida com o veganismo, mas, embora veganos sejam vegetarianos estritos, não são a mesma coisa:
"Apesar de [nutricionalmente] classificarmos os 'vegetarianos verdadeiros' apenas pela alimentação, existe uma diferença entre o vegano e o vegetariano estrito. Geralmente o vegano também não utiliza produtos não alimentícios provenientes de animais, como lã, couro, seda e pele. Quando falamos em termos [exclusivamente] nutricionais, não faz diferença essa classificação."

O JDS21 achou um prato normalmente feito com carne mas que pode ser reformulado pra se adaptar a sua rotina vegan! O nome dele é: Carpaccio!

Quer aprender a fazer essa delícia no estilo vegetariano? So... read!

Carpaccio verde ao molho de mostarda!

Ingredientes:
Salada:
- 2 abobrinhas italianas
- rodelas de pepino e folhas de alface para decorar
- queijo parmesão ralado a gosto

Molho:
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de azeite                                                      

- 1 colher (sopa) de mel
- Suco de 1/2 limão
- 1 colher (chá) de pó de café
- 2 colheres (sopa) de pó de café
- 1 colher (sopa) de alcaparras
Imagem meramente ilustrativa.  

Preparo:

1) Corte a abobrinha em fatias (ou rodelas) bem finas. 
Deixe reservadas num prato no arranjo que preferir.
2) Em outro recipiente, misture os ingredientes do molho 
começando pela mostarda, o azeite, o mel, o suco de limão 
e o café.
3) Depois, adicione a água e mexa suavemente até o molho 
se tornar homogêneo e mais leve.
4) Coloque as alcaparras e despeje o molho sobre as abobrinhas. 
Adicione o queijo ralado a gosto e decore com a alface.
PRONTO (: Join em seu Carpaccio Vegan.

Curtiu essa receita e quer saber de mais algumas? Ou não foi muito com a cara desta mas quer saber se tem outros tipos de veganfood? Clique aqui!

--------------------------------------------

Mas calma! Não vá saindo por ai falando que é vegetariano ou fazendo uma dieta maluca! Isso é um estilo de vida que tem que ser conquistados aos poucos. O Dr. José Lyon de Castro (1890-1988) escreveu que é possível viver com saúde sem comer carne ou peixe, como atestam numerosos homens de ciência e o testemunho de milhões de vegetarianos em todo o mundo.





Os cuidados mais importantes ao se tomar quando se adota uma dieta vegetariana dizem respeito à vitamina B12, ao cálcio e aos ácidos graxos ômega 3. Por outro lado, vegetais podem facilmente suprir as necessidades humanas de proteína Um vegetariano norte-americano consome, em média, 150% da quantidade diária recomendada.
Então antes de tudo procure um nutricionista para você se informar sobre todos os procedimentos e cuidados para poder aderir esse estilo tão lindo de vida!


Fontes: Revista Gloss, Wikipédia, Centro Vegetariano.






Beijos, @barbcoulson 

3 comentários:

  1. Bem vesátil,gostei do estilo do seu blog.
    As ideias bem ecleticas.
    Parabens!
    - continue assim.gosto de pessoas com boas ideias.

    ResponderExcluir
  2. Penso, não em virar vegetariano, mas em virar 80 % digamos assim, ter a liberdade para comer um churras e não levantar basndeira, mas saber que com uma dieta melhor ajudo meu organismo e o universo.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Ain! Amei esse Post, sou OvoLactoVegetariana... pretendo ser Vegana um dia! kkkkkk' Mto bom mesmo o Post! :D

    ResponderExcluir

Diz aê!

 

Julietas do Século 21. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare