sábado, 1 de maio de 2010

Good Trip!

O que você precisa saber sobre:
Intercâmbio!

Hoje em dia há uma opção super válida pra quem quer juntar estudos com viagem e diversão. O nome é: INTERCÂMBIO! Intercâmbio é a realização de uma viagem ao exterior com o objetivo de conhecer os costumes, tradições, tecnologias e o idioma de um país estrangeiro, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa daquele local. Há muitos brasileiros que fazem intercâmbio e adoram! Eu como estudante de turismo, sou louca pela possibilidade de fazer um intercâmbio para aprender a falar inglês (uma das línguas na qual sou apaixonada) e também para ter a experiência de conhecer outra cultura que é ÚNICA! 
Mas o intercâmbio não é bom só por esses motivos; é bom também na parte profissional (na verdade é ÓTIMO rs). 99,9% das empresas atuais dão preferências a candidatos ao menos bilíngues pois o número de turistas e empresários do exterior tem crescido em absurdos, ainda mais nessa época em que o Brasil está para realizar diversos eventos de porte mundial. Se você não tem um pai milionário que pode mandar você para fazer o curso superior em Harvard, uma boa é começar a pesquisar as "bolsas sanduíches", oficialmente chamadas de "bolsa mobilidade".

Então... O que são BOLSAS SANDUÍCHES

Você não precisa esperar ter um diploma na mão para ganhar o mundo. Dá para trocar alguns meses - ou até anos - de aulas na sua faculdade no Brasil por um período em universidades estrangeiras. É uma experiência que, além de reforçar o domínio de outras línguas, propicia um crescimento profissional que vale ouro na hora de tentar um bom emprego por aqui. Algumas pessoas trancam a faculdade e fazem isso por conta própria. Mas há intercâmbios oficiais que, além da experiência profissional, garantem equivalência curricular e até mesmo diploma duplo. Em São Paulo, por exemplo, a USP e a PUC têm departamentos que mantêm convênios com instituições estrangeiras de ensino que, em muitos casos, validam as aulas no Brasil e ainda são gratuitos. Mas os alunos ficam com os custos de estadia, alimentação e passagem.

Quais são os requisitos para ganhar a bolsa?




Quem tem dupla cidadania pode usar a estrangeira para se candidatar. A química Lizandra de Castro, 25 anos (foto), fez parte de seu doutorado da USP no Instituto Max Planck, na Alemanha. "A burocracia é bem menor. Para concorrer à bolsa européia Marie Curie Fellowship, enviei um resumo de dez linhas do meu projeto de doutorado."

- Testado e aprovado!

_Sharon Dymentman - Onde fez? França
Já é bastante comum ver nas universidades brasileiras mulheres que deram um jeito de ficar um tempo lá fora. A estudante de psicologia Sharon Dymentman Sanz, 23 anos (foto), deu um tempo no curso que fazia na PUC de São Paulo e foi estagiar em clínicas francesas. "Tive contato direto com pessoas e instituições que só conhecia pelos textos da faculdade, como os seminários de Jean Oury, um grande psiquiatra francês, realizados no Hospital Salpêtrière, muito importante para a história da psicanálise." No caso dela, a experiência não contou no histórico escolar. Mas, em agosto do ano passado, ela voltou para o quarto ano de psicologia na PUC com uma experiência que pouca gente tem.

_Larissa Gabriela - Onde fez? Portugal
Em 2006, a administradora Larissa Gabriela Silva, 23 anos (foto), aluna do quarto ano de administração da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP), se inscreveu e foi selecionada para estudar sete meses na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em Portugal. "Tive matérias lá que não teria aqui, como marketing internacional e economia européia, que melhoraram minha noção de mercado e me direcionaram para outro lado da profissão", diz. Larissa gastou, ao todo, cerca de R$15 mil.

ASSISTA!

O Multishow estreiou a pouco tempo um programa com o nome (advinhem!) INTERCÂMBIO! O Multishow manda pessoas para um país no qual eles sempre quiseram ir para fazer um intercâmbio. O programa (pela minha parte) está APROVADÍSSIMO! Eu gostei muito! E se você se interessa pelo meio deve assistir também!

Sites referência:
(essa é a empresa na qual patrocina o programa do Multishow)


Fontes: Gloss
Apoio: @Klouee


Beijos, @barbcoulson

3 comentários:

  1. amei, bem esclarecedor. Futuramente vou usar minha cidadania francesa pra ir fazer meu tão sonhado intercâmbio *-*

    ResponderExcluir
  2. Intercambio ? ♥
    tudo que eu preciso dizer está nessa palavra . HAHAHA

    ResponderExcluir
  3. ADOREI a matéria, inclusive, já vi um episódio do Intercâmbio na multishow.
    O canal tem ótimos programas, inclusive sobre roteiros de viagens...
    Enfim, espero fazer meu intercâmbio na Inglaterra, se deus quiser (yn)

    Foi ótimo ler mais sobre o assunto.
    Beijos

    ResponderExcluir

Diz aê!

 

Julietas do Século 21. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare