Saiba como lidar se seu amor tem que fazer um intercâmbio
Se namorar com alguém que mora há alguns quilômetros da sua casa já é um desastre pra você, então imagine só se seu namorado, sua namorada, ou aquela pessoa legal que você fica tem que fazer um intercâmbio?
Pensou em arrancar os cabelos, brigou com seu par e tentou impedir que ele fosse embora? Fez errado.
Aprenda a Lidar
Primeiro passo: Pense que isso não vai durar pra sempre. Intercâmbios geralmente duram cerca de um ano ou até um pouquinho mais. Se você gosta realmente dessa pessoa e tem certeza que ela merece sua confiança, então dê crédito e espere até sua volta.
Haja como gostaria que fizessem com você
Imagine só, se o seu maior sonho fosse fazer uma faculdade ou um curso fora do país, e a pessoa com quem você se relaciona decidisse empatar sua viagem? Nada a ver, né?! Então mantenha sempre o pensamento de que isso é importante pra essa pessoa, e faça de acordo com que gostaria que fosse feito com você. Deixe o egoísmo de lado e pense na quantidade de coisas boas que isso poderá proporcionar a vocês dois; como tirar dúvidas suas a respeito do país de destino do seu par, presentes que você pode pedir, lembranças e histórias boas que ele vai poder te contar quando voltar e etc.
Veja se vale a pena a espera
Avalie se a pessoa merece mesmo que você espere tanto tempo por ela. Reorganize seus sentimentos, veja se é isso mesmo que você quer. Saiba que só gostando de verdade da pessoa é que você vai conseguir enfrentar isso de maneira positiva.
Converse
Se quer continuar um relacionamento com essa pessoa num futuro mas não quer ficar sozinho(a) durante esse tempo, exponha suas vontades e pergunte se a pessoa não se importa que você fique com outras pessoas no período em que ela estiver fora. E é claro, se você optar por isso, nada de dar xilique se aparecer um paquera novo pra essa pessoa. Afinal, os direitos são iguais!
Como fazer o relacionamento durar?
Primeiramente que fique claro que vocês vão ter que se comunicar de alguma maneira. Telefone, cartas, internet, o que for mais fácil pra você.
Varie os assuntos, pergunte se a pessoa está gostando do novo país; pergunte se fez amigos novos, peça pra mandar fotos e cartões pra você.
Se você e essa pessoa tiverem um relacionamento mais sério como um namoro, procure conversar sobre tudo o que você está gostando; se estiver sentindo saudades deixe isso claro, e se não estiver gostando de alguma coisa conte também. A melhor forma de resolver é com conversa.
Evite discussões por coisas mínimas, pois não é qualquer pessoa que suporta amor à distância. Ainda existem pessoas que tem medo de se relacionar assim e também tem gente que acha que não vai durar. Então dê valor!
Como fazer a ficada virar algo sério?
Se é isso que você quer, tente deixar isso claro antes que essa pessoa saia de viagem. Assim fará com que ele/ela pondere mais suas atitudes enquanto estiver longe de você, e também fará com que ele/ela tenha mais responsabilidades, como a de ligar pra você todos os dias ou quando vocês combinarem.
Agora, se você decidiu namorar essa pessoa depois dela já ter partido, fique calmo(a). Todos nós sabemos que a distância que impede que dois lábios se beijem é a mesma que faz com que corações se amem. Sempre tem aquela saudade, que acaba ficando intensa demais e faz com que você sinta falta de tudo naquela pessoa. Invista, seja direto(a). Diga logo o que você quer e arrisque! O máximo que pode acontecer é você levar um não.
Talvez a pessoa nem queira mais se relacionar com você, ou queira ficar na mesma. Pense nas duas hipóteses e esteja preparado(a) pra novas emoções.
Fique ciente que se você ganhar um não, abrem-se novas portas de oportunidades pra você ganhar milhares de sim.
E se aparecer alguém mais especial?
A primeira coisa a ser feita é comparar quem é melhor pra você. Veja quem combina mais com você, quem te respeita mais. Não vá só pelo seu coração. Se acha que deve investir na nova paquera, se abra com seu antigo par e não esconda nada dele. Se ele não entender, pelo menos você foi uma pessoa honesta e disse o que estava se passando.
E se bater uma saudade quando ele/ela voltar?
Veja se investir nesse relacionamento ainda vale a pena. Vá devagar e arrisque, porque se você não fizer isso nunca vai saber qual é a da pessoa.
Mas nada de confundir amizade com amor, viu? Coloque numa balança o que você está sentindo com o que já sentiu. Essa é a melhor maneira de saber se está realmente afim.
Como contar pra ele/ela?
Espere o dia certo e conte tudo de uma vez. Não esconda que essa é a sua vontade ou até mesmo seu sonho. Se essa pessoa gosta mesmo de você ela terá de entender e ver que isso é o melhor pra você. Caso contrário, desencane. Você não pode estar sempre a disposição das pessoas.
Mesmo que o relacionamento acabe e você se entristeça, sempre vão ter novas pessoas pra você conhecer - quem sabe até um amor de verão no novo país -, mas as oportunidades de você estudar fora ou fazer aquela tão sonhada viagem não duram para sempre. Abra os olhos. Procure ficar com quem te respeita e realmente gosta de você. Afinal, todo mundo sabe que amar é doar-se ao outro. E se essa pessoa se doar a você, depositando sua confiança nessa viagem, acreditando que o relacionamento de vocês é maior que a distância que terão de enfrentar e que o tempo não é nada, por favor, dê valor a isso e cumpra suas promessas. Não deixe de esclarecer nada, tudo o que tiver pra falar a esta pessoa, fale sem medo. O valor da sua honestidade às vezes pode acabar sendo até maior que esse relacionamento!
Aprenda sempre a superar e lutar contra os obstáculos, ou senão você nunca estará preparado pra sofrer mudança alguma. E cá entre nós, a vida naquela mesmisse é suuuuuuper last week!
Um grande beijo,
@juliawearsprada
se o amor é real, distância nem tempo atrapalham. falo por experiência própria. post legal. *-*
ResponderExcluir