terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Eu folio, tu folias...

Eu folio, tu folias...
Um guia pra você escolher onde 'foliar' no carnaval desse ano!

Eu gostaria de começar essa matéria pedindo MIL DESCULPAS pra vocês leitores do blog pelo fato de eu ficar sem att por esses 2 longos dias! O motivo foi que, eu Barbara, tive que viajar no sábado e ontem foi o meu 'primeiro' dia de 'aula', e eu fiquei TODA enrrolada! Mas já to att de novo e prometo fazer o MÁXIMO pra que iss não se repita ok?
Bom, 2009 passou, carnaval, natal, ano novo e vejam só, estamos perto de mais um carnaval novamente! Todo mundo mundo muito animado, juntando aquela galera pra montar uma caravana esperta, mas pera ai! Pra onde é que VOCÊ vai nesse carnaval? Não sabe ainda? Então relaxa e leia até o final dessa matéria, porque eu encontrei um roteiro MASSA pra você que ainda não sabe aonde ir nesse carna na Atrevida e que eu como boa estudante de TURISMO não poderia deixar passar. (:

Roteiro


Rio de Janeiro (RJ) {Cidade da Blogueira, #dik}
Você não vai ter desculpa para ficar parada, nem por um minuto, se estiver na cidade durante o Carnaval. É lá que rolam os desfiles mais transados, do tipo luxo e glamour, sabe como? As grandes escolas passam pelo sambódromo da Marquês de Sapucaí no domingo (14/2) e na segunda (15/2), à noite, e reúnem uma quantidade enorme de famosos - de jogadores de futebol a estrelinhas de novela das oito. Na passagem da bateria estão mais de 200 ritmistas. O som é tão contagiante que faz qualquer um dançar, mesmo sem querer! Se mesmo depois dos desfiles ainda sobrar gás, aproveite para engrossar os cordões dos mais de 600 blocos de rua que perambulam pela cidade toda, como a Banda de Ipanema (no bairro de Ipanema, claro), o Cordão do Bola Preta (centro), e o Suvaco do Cristo (Lapa), entre muitos outros.
Não volte pra casa sem: Ver o desfile de uma escola tradicional, como a G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira ou a G.R.E.S. Portela. Outra dica é acompanhar um dos blocos de rua na região da Lapa, que é o berço do samba no Rio de Janeiro.
Comu no Orkut: Rio de Janeiro: Carnaval



Salvador (BA)
Se você vai à Bahia, um aviso: precisará de muuuito fôlego! Em Salvador, são seis dias de festa, nos três principais circuitos - Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). É a oportunidade de ver Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Chiclete com Banana, Jammil e Asa de Águia, entre outros feras, tocando ao vivo. Lá, a pegada é mais axé do que samba. A onda é seguir os trios elétricos pelos mais de 25 km reservados só para os foliões. Para entrar no cordão, é preciso comprar o abadá - uma espécie de uniforme, que já vale como ingresso. Ah! Uma novidade: Salvador tem um circuito alternativo, onde toca muito rock'n'roll, com uma programação à parte, durante o Carnaval. Daí, se você enjoar, basta mudar de ares. Prático, não?
Não volte pra casa sem: Conferir as apresentações dos grupos tradicionais, que rolam no Batatinha. Lá é o lugar onde você deve ir se quiser fazer um pit stop para conhecer novos sons. O Olodum e os Filhos de Jhá, por exemplo, vão fazer do circuito.
Comu no Orkut: Carnaval Salvador 2010 Eu Vou

Ouro Preto (MG)
O destaque do Carnaval de Minas são os blocos das repúblicas estudantis, que reúnem uma galera animada, jovem e bonita. Precisa mais, gata? Pois tem! Quem vai pra lá também pode seguir os tradicionais blocos da cidade, durante o dia, como o do Zé Pereira dos Lacaios, com seus bonecos gigantes e suas marchinhas. Nos espaços Praça Tiradentes, Largo do Cinema e Largo da Alegria rolam apresentações ao vivo, na faixa. Pra quem estiver a fim de conhecer novos sons, a dica é ficar de olho na programação: em espaços alternativos, bandas da região tocam funk, hip hop e pop.
Não volte pra casa sem: Assistir à apresentação dos blocos Vermelho i Branco, Monstro, e Candonguêro, que rolam nas ruas do centro histórico da cidade. Aproveite para fazer umas paradas e curtir o cenário, já que Ouro Preto possui um conjunto de arquitetura barroca que é um dos únicos no mundo.
Comu no Orkut: Ouro Preto Carnaval 2010


São Paulo (SP)

A cada ano, o carnaval da cidade ganha mais status. Então, quem vai ao sambódromo do Anhembi não se decepciona: os carros alegóricos, as fantasias e a alegria dos passistas valem o passeio, e é impossível não ter vontade de sambar no pé - mesmo sem saber! Os desfiles acontecem na sexta (12/2) e no sábado (13/2), à noite. Nos diferentes bairros, rolam também alguns blocos temáticos, que circulam durante o dia, como o Classe A (na região da Barra Funda), o da Banda Grone's (no Tremembé) e o da Banda Redonda (no Centro).
Não volte pra casa sem: Dar um pulinho no bairro Vila Madalena. Lá, rola a concentração do tradicional bloco Nu'Interessa, que toca marchinhas antigas e reúne gente descolada, para um festerê bem light. O bacana é que o lugar todo é gostoso: tem bares, restaurantes e lojinhas, ali por perto, que são um charme! Vale a visita!
Comu no Orkut: Carnaval de São Paulo



Olinda e Recife (PE)
O que pega é o Carnaval de rua, que dura exatos seis dias! São mais de 700 agremiações que rodam as cidades durante a folia, com apresentações de troças, afoxés, maracatus, frevos, bonecos gigantes e escolas de samba. Além disso, tanto Olinda quanto Recife são divididas, durante o Carnaval, em diversos polos - onde rolam apresentações com tudo quanto é tipo de som. Tem ciranda, caboclinho, manguebeat, coco de roda, rock, techno e até som de orquestra sinfônica. E tudo de graça! Ou seja, quem fica parado, ali, é só poste, mesmo!
Não volte pra casa sem: pular ao som do bloco Galo da Madrugada, no sábado (13/2) de manhã. Apesar do nome, ele parte do centro da cidade lá pelas dez, e os trios tocam até às seis da tarde! O Galo também conta com carros alegóricos bem diferentes. Outra atração imperdível é o encontro de maracatus rurais, em frente à Igreja de Guadalupe,
Comu no Orkut: Recife & Olinda Carnaval 2010



Roteiro Alternativo

Estes destinos não são tão manjados, mas nem por isso, são menos incríveis. A diferença é que, em geral, as opções de acomodação, e mesmo os restaurantes e bares, costumam ser mais rústicos. Rola uma muvuca, mas em proporções beeem menores do que em Recife e no Rio de Janeiro, por exemplo, onde milhões se juntam nas ruas, a cada dia.

João Pessoa (PB)
Uma das menores capitais do Nordeste tem carnaval bastante animado. Ali a folia é regada a muito frevo, maracatu, samba de roda e maculelê. O pré-Carnaval, uma semana antes do evento oficial, é tudo de bom.
Não volte pra casa sem: Participar da tradicional Folia de Rua, que reúne blocos de gente criativa e debochada, que se produz para imitar personagens de destaque da cena nacional.
Comu no Orkut: Carnaval em João Pessoa




Laguna (SC)
O cenário é paradisíaco, de mar azulzinho. À beira dele, bandas e trios elétricos arrastam a galera com muito samba e axé music. É um dos poucos lugares em que dá pra literalmente "pular" carnaval, sem se acotovelar com mais meia dúzia.
Não volte pra casa sem: Afundar seus pezinhos na areia da praia, de tanto pular, durante os shows que rolam à noite, nos arredores do Mar Grosso. O cenário é dos mais românticos.
Comu no Orkut: Laguna Carnaval 2010! Eu vou!


São Luís (MA)
O ritmo que embala a folia é um tipo de som que só se ouve por lá. Em São Luís, a batucada é feita em grandes tambores, e as danças imitam as coreografias dos negros na época das senzalas. Para quem prefere um carnaval mais convencional, vá para o principal circuito da cidade, que fica no bairro Madre Deus.
Não volte pra casa sem: Curtir a passagem de pelo menos um dos blocos afro, tradicionais na cidade, como o Akomabu e Abibimã. Não perca também o tambor de crioula, uma dança de ritmo acelerado, quase frenético.
Comu noOrkut: Carnaval de Rua - São Luís/ MA

-

E então galerê, já escolheu onde foliar esse ano? \o/ Eu já hein! Escolhe logo, arruma as malas e CAIA NA FOLIA! Porque carnaval, CARNAVAL mesmo! Só é uma vez no ano ;)

Espero que vocês tenham gostado da matéria de hoje! Peço que se você leu essa matéria, comenta ae, pra eu saber que você passou por aqui, e pra eu dar um 'Oi' pra você! Se você tem idéias, sugestões, criticas, e afins, comente, mande um e-mail para julietasdosec21@hotmail.com ou um tweet para @julietasdosec21 . Eu vou ADORAR saber sobre o que você tem a dizer!
Beijosda e até amanhã!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aê!

 

Julietas do Século 21. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare