quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vale Vaga!

Os erros mais comuns cometidos em uma entrevista de emprego!

A frase 'vou fazer uma entrevista de emprego/estágio' já fez ou provavelmente vai fazer algum sentido para você em algum momento da sua vida! Muita das vezes é assustador e você não sabe como se portar. Por tanto aqui tem as 9 coisas nas quais você NÃO pode fazer quando for a uma entrevista de emprego! Quer saber quais são? Lê ai!



1. Deixe a vida pessoal na sala de espera: Para o entrevistador, não interessa saber quantas horas o candidato pegou de trânsito ou se ele precisa da vaga porque tem de ajudar a família no interior. “Avaliamos não só a competência, mas também o perfil comportamental”, diz a consultora Thais Borodai, da Cia. de Talentos, empresa especializada na seleção de profissionais em início de carreira.

Certa vez, um de seus entrevistados a interrompeu no meio de uma conversa com a frase “Tenho uma coisa muito importante para falar”. “Ele disse aquilo de um jeito que me assustou. Achei que o cara estivesse passando mal. E ele só tinha de trocar a Zona Azul do carro! Perdeu a vaga naquele minuto. Se a pessoa não se organiza e interrompe desse jeito um processo importante, pode fazer o mesmo depois de empregada.”
2. Para o que der e vier? Nããão!: 
Um problema comum entre os recém-formados é não saber em que área quer trabalhar. Mantenha um foco. “Soa estranho o candidato ter feito publicidade e se inscrever para atividades tão distintas como marketing e webdesign”, diz Lilian Santos, consultora da Catho Online.
3. Não faça amigos, faça entrevistas: 
Entrevistadores competentes são imunes a mimos. “Tem gente que traz até presentinho, acredita?!?”, espanta-se Thais. Ou seja, nem tente puxar o saco – vai pegar mal para você.
4. A supersincera: 
Ninguém está falando para mentir, mas talvez omitir. É claro que o salário é importante, mas… “Não dá para responder à pergunta ‘O que você quer fazer na nossa empresa?’ com ‘Quero ganhar dinheiro’”, afirma Beatriz Braga, professora de gestão de pessoas da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Também é furada destilar seu veneno contra o emprego atual. Fale só de aspectos positivos de suas experiências para não passar uma imagem de resmungona.
5. Propaganda enganosa: 
A formação acadêmica da maioria dos consultores de RH é em psicologia, e por isso eles têm o ouvido treinado para ler nas entrelinhas da fala dos entrevistados. Não finja ser algo que não é. “Em menos de 5 minutos de conversa a mentira fica evidente”, diz Thais.
6. Total descontrol: 
Alguém que perde a cabeça ou chora em momentos de tensão será imediatamente descartado. É preciso demonstrar autocontrole. Se para você é um problema falar com um estranho, treine a entrevista com as amigas. Na hora em que for para valer, a situação vai parecer um pouco mais familiar.
7. No seu lugar: 
Ao se candidatar à vaga, veja e reveja os requisitos: conhecimento de algum programa de computador, formação específica. Nem saia de casa se não tiver no currículo o mínimo esperado.
8. Com que roupa eu vou mesmo?: 
Não é raro ver candidatos a estágio de terno e gravata. Thais avisa que o modelito não garante nada. “Já escolhi pessoas com cabelo verde e maquiagem pesada para vagas mais caretas, só que com a expressa orientação de que elas deveriam ‘voltar ao normal’”. Por precaução, informe-se sobre o modo como os funcionários da sua “futura empresa” se vestem.
9. Aceite as maluquices: 
Tendências de RH apontam para testes pouco ortodoxos em processos seletivos, como dramatizações, interação forçada ou perguntas desconcertantes – do tipo “Se você fosse uma árvore, qual seria?”. Beatriz conta que o segredo “é agir o mais naturalmente possível”. O intuito é justamente testar como a pessoa se sai nessas práticas estranhas.

E ai, aprenderam? Então ponham em prática isso e mostrem o seu melhor quando forem se apresentar em uma entrevista :)


Beijos, @BarbCoulson

5 comentários:

  1. puxa.. ja passei por uma dinamica bem tosca,
    e ja respondi a pergunta do tipo "se vc fosse uma arvore, qual seria?" hauahu
    só que para mim essa pergunta ja foi feita em uma dinamica de grupo, e perguntaram qual desenho animado nós mais gostavamos, e depois tinhamos que imaginar como sair de uma determinada situaçao q foi sugerida sendo esse personagem.
    acho tudo isso muito sem nexo ;x

    ResponderExcluir
  2. MUito boa essas dicas. Mas quando chegamos na hora H da entrevista o entrevistador consegue ser ainda mais surreal e acabamos deixando a etiqueta profissional de lado e falamos besteira.
    ótimo blog.

    Um abraço
    http://administrite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não fazer nenhum sentido, eles conseguem achar sentido nesses testes bizarros.
    Ser sincero é muito bom na entrevista, isso não quer dizer falar tudo. Omitir o que não é necessário é essencial. Já perdi emprego pela sinceridade (não sabia se tinha disponibilidade de horário) e fui contratado pela mesma empresa a outra vaga. :)
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi, gostei muito do seu blog e já favoritei. Achei interessante seu post, é bom relembrar estas coisas pois muita gente ainda comete muitas gafes na hora da entrevista.

    Passarei por aqui outras vezes, se der visita o meu, ainda está em contrução, mas já estou postando.

    Obrigada, beijiinhos

    ResponderExcluir
  5. Há várias situações embaraçosas nisso. Para ambos os lados. O empregador ou o candidato podem errar na possível "ambição" alheia. É complicado. Mas uma entrevista é tudo.

    ResponderExcluir

Diz aê!

 

Julietas do Século 21. Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare